O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, com estilo gracioso, cuja finalidade é a harmonia entre os seres humanos. Foi criada pelo grande mestre Morihei Ueshiba, perito em Jiu Jitsu e esgrima japonesa, e que alcançou o mais alto nível de maestria nas artes marciais. Segundo o Fundador, a meta do Aikido não é a derrota dos outros, e sim a derrota das características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude.
Além do evidente poder defensivo que o Aikido possui, as características de suas técnicas o tornam atrativo para as pessoas de todas as idades. De fato, o Aikido pode ser praticado por qualquer um – crianças, homens e mulheres. Ele não só oferece desenvolvimento espiritual, como também exercício, etiqueta e atitude correta. Face ao seu espírito não violento, o Aikido possibilita que o aluno o pratique de acordo com a sua capacidade, buscando SAÚDE, DEFESA PESSOAL ou TERAPIA.

Morihei Ueshiba – “O Sensei”

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu no Japão em 1883. Esta era uma época em que ainda estavam bem vivos todos os conhecimentos e valores morais dos antigos Samurais. Devotou-se a um severo treinamento de condicionamento físico e à prática de artes marciais, atingindo elevado nível de proficiência em diversos estilos de Jiu Jitsu, esgrima e luta com lança. Entretanto, apesar de suas impressionantes potencialidades físicas e marciais, Ueshiba sentia-se muito descontente. Começou então a peregrinar por diversas práticas ascéticas e meditativas, objetivando encontrar um significado mais profundo para a vida, ao mesmo tempo em que continuava a persistir em seus estudos através do caminho marcial. Ele criou o moderno Aikido combinando seu treinamento marcial com suas ideologias DE CRESCIMENTO INTERIOR E DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL do homem