Dilce de Lima Ramalho nasceu em 1920, na cidade de Canguaretama (RN), e se formou em 1938, na Escola Normal de Natal. Entre seus professores teve um dos maiores estudiosos do folclore nordestino: Luis Câmara Cascudo. Após lecionar no Estado de origem, a professora, juntamente com o marido João Ramalho Leite e os filhos, resolveu mudar para o Norte
Nesse período, trabalhou como professora numa escola instalada numa fazenda, onde deu aula para crianças da colônia e sítios da região. Em 1956, mudou para Maringá. Lá, teve a oportunidade de trabalhar em diversas escolas. A professora teve nove filhos, sendo que quatro são professoras, um é sacerdote e os outros são comerciantes.
A história da professora Dilce de Lima Ramalho, uma nordestina que mudou para o Paraná há mais de 50 anos, foi contada em um livro escrito pela própria filha da educadora, a também professora Miriam Ramalho. O lançamento de “Professora, pioneira, desbravadora”
A professora Dilce – sindicalizada a APP-Sindicato – receberá durante três décadas. Aposentada, Dilce atuou em diversos estabelecimentos da rede pública e também (cedida) da rede privada.