Biden diz que ‘todos devem condenar’ ataque a Trump
Falando à nação cerca de duas horas após o tiroteio, Biden disse que estava aliviado que Trump estaria “bem”. Ele disse que não conseguiu falar com Trump antes de seus comentários, mas a Casa Branca disse que ele falou com Trump várias horas depois.
“Não podemos permitir que isso aconteça”, disse Biden. “A ideia de que há violência na América como essa é simplesmente inédita.”
Biden, falando sem um teleprompter, disse que estava esperando por informações adicionais antes de chamar formalmente o ataque de uma tentativa de assassinato do ex-presidente.
“Tenho uma opinião, mas não tenho fatos”, disse ele aos repórteres, prometendo fornecer atualizações à medida que aprendesse mais.
Depois da meia-noite, ele retornou à Casa Branca, interrompendo uma estadia de fim de semana em Delaware. A Casa Branca disse que ele e a vice-presidente Kamala Harris receberão um briefing atualizado de autoridades de segurança interna e policiais na manhã de domingo.
O presidente fez comentários na sala de briefing de emergência da Casa Branca em Rehoboth Beach, Delaware, que é montada sempre que o presidente viaja para permitir que ele faça comentários ao país em questão de minutos. Ele estava passando o fim de semana em sua casa de praia e estava em uma igreja próxima para a missa quando o tiroteio ocorreu.
Ao sair da igreja, os repórteres perguntaram se o presidente havia sido informado sobre o tiroteio. Biden se virou para os repórteres com um olhar sério no rosto, mas respondeu simplesmente, “não”, antes de entrar em sua comitiva.
Biden recebeu um “briefing inicial” de assessores momentos depois e então convocou autoridades de segurança para uma atualização mais aprofundada de Kimberly Cheatle, diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, do secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas e da conselheira de segurança interna da Casa Branca Liz Sherwood-Randall.
Muitos republicanos rapidamente culparam Biden e seus aliados pela violência, argumentando que ataques sustentados a Trump como uma ameaça à democracia criaram um ambiente tóxico. Eles apontaram em particular para um comentário que Biden fez aos doadores em 8 de julho, dizendo “é hora de colocar Trump no alvo”.
O FBI identificou o atirador no domingo cedo como Thomas Matthew Crooks, 20, de Bethel Park, Pensilvânia. Não houve informações imediatas sobre suas motivações.A campanha de Biden disse no sábado que estava pausando todas as mensagens aos apoiadores e trabalhando para retirar todos os seus anúncios de televisão o mais rápido possível devido ao tiroteio.Harris disse em um comunicado que também foi informada, acrescentando que ela e seu marido “estão aliviados” que Trump não esteja seriamente ferido.
“Estamos rezando por ele, sua família e todos aqueles que foram feridos e impactados por esse tiroteio sem sentido”, disse ela.