Ao Tiro de Guerra de Maringá, por sua prestimosa colaboração cedendo uma equipe de atiradores para pesquisa e coleta de dados junto ao comércio, indústria e prestadores de serviços da Vila Operária – atividade que demandou tempo e paciência, mas sem a qual seria impossível concretizar este trabalho.

A Divisão de Modernização Administrativa e Controle de Qualidade, vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, por seu inestimável e indispensável apoio na realização de um levantamento de dados de natureza socioeconômica na Vila Operária, pelo sistema de amostragem.

A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que, confimando seu apreço pela história de Maringá, ofereceu informações muito valiosas aos responsáveis pelo presente trabalho.

Aos pioneiros que, de maneira tão solícita, prestaram depoimentos esclarecedores sobre a trajetória histórica de sua vida no bairro, enriquecendo as conversas com a narração de casos instigantes e assim transmitindo informações que nenhum documento escrito poderia trazer à tona.

Aos fotógrafos Antônio Henrique de Souza, José Roberto Furlan e Maria do Carmo de Brito, que captaram com rara felicidade as imagens da Vila Operária, documentando um período dos mais dinâmicos e assegurando à posteridade uma visão ampla e fiel do bairro.

 

fonte:
Memória dos Bairros –  Vila Operaria 

Prefeitura do Municipio de Maringá
Secretaria da Cultura
Gerência de Patrimônio Histórico