Rio Grande do Sul: como ativar o roaming gratuito no estado
As operadoras de telecomunicações Claro, TIM e Vivo liberaram o roaming no Rio Grande do Sul para que seus clientes no estado tenham conexão à rede de internet. A medida funciona para aqueles que usam planos pós ou pré-pagos e ativaram o recurso.
Os usuários que acessarem o sinal disponibilizado não terão de pagar taxas adicionais. Para saber como acionar a função no seu aparelho, veja o tutorial abaixo.
Leia mais:
- Cidade do Rio Grande do Sul pode mudar de lugar por conta de enchentes
- Enchentes no Rio Grande do Sul afetam produção de veículos
- RS: veja como doar para vítimas da tragédia; cuidado com golpes
Como ativar o roaming no seu celular
A depender do aparelho que contém o sistema operacional Android, algumas áreas internas podem vir com nomes diferentes, como demonstrado abaixo.
Android:
- Primeiramente, acesse “Configurações” ou “Configurar”;
- Logo após, na tela seguinte, abra “Conexões” ou “Rede e internet”;
- Depois, na próxima área, toque em “Redes móveis” ou “Rede móvel”;
- Em seguida, ative o recurso “Dados em Roaming” ou “Roaming”.
Aqui há um detalhe. Após acionar o roaming em um dispositivo Samsung, abra as “Configurações de rede” na tela de “Redes Móveis”, tal como mostrado na terceira etapa acima, e acione a opção “Selecionar automaticamente”. Já em um Motorola, desça a tela na área de “Rede móvel” e ligue o modo “Selecionar a rede automaticamente”.
iOS:
- Em primeiro lugar, abra os “Ajustes”;
- Dentro dessa área, acesse a opção “Celular”;
- Na próxima tela, toque em “Opções de Dados Celulares”;
- Depois, ative o “Roaming de Dados”;
- Ao final, volte à etapa do “Celular”, abra “Seleção de Rede” e acione a opção “Automática”;
Condições de cada operadora:
- TIM – 10 GB de bônus de internet aos clientes dos planos pré e Controle;
- Vivo – 10 GB de bônus de internet aos clientes do plano Vivo Pré por cinco dias;
- Claro – 5 GB de bônus de internet aos clientes do plano pré-pago por sete dias e dos planos pós-pago Controle e Flex por 30 dias.
Como doar para vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
O governo do estado gaúcho reformulou o canal SOS Rio Grande do Sul, criado em setembro de 2023 em função da enchente que atingiu o Vale do Taquari, para receber doações financeiras após o começo da catástrofe recente na região.
A transferência de valores pode ser realizada por meio da chave Pix 92.958.800/0001-38, que é o número do CNPJ vinculado ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). O dinheiro arrecadado será usado para ajudar vítimas e reconstruir a infraestrutura municipal.
A prefeitura de Porto Alegre também disponibilizou sua chave Pix para viabilizar contribuições que serão exclusivamente revertidas em prol das vítimas das enchentes. Para realizá-las, os doadores podem transferir qualquer valor para o CNPJ da instituição municipal: 92.963.560/0001-60.
A companhia Globo, por meio do site Pra Quem Doar, centralizou diversas organizações que estão precisando de doações, como Ação da Cidadania, Central Única das Favelas (Cufa), Grupo de Resposta a Animais em Desastre (GRAD) e Movimento União BR.
Há também diversos tipos de itens que podem ser doados para a população das regiões afetadas, como alimentos não perecíveis, colchões, roupas, calçados e cobertores para o frio.
Diversos pontos no estado gaúcho estão abertos para o recebimento desses donativos. O principal deles é a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), que fica na avenida Ipiranga, nº 5.311 e opera das 9h às 18h. O lugar conta com um drive-thru.
Outros locais que têm recebido contribuições são o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). O primeiro opera na rua Coronel Ponte Real, 975, e tem funcionado durante todo o dia, enquanto o segundo situa-se na rua Bernardo Pires, 415, e tem recebido itens das 9h às 19h.
Cuidado com golpes
As autoridades, gaúchas, vêm alertando para a ocorrência de golpes e orientando doadores a verificarem atenciosamente todos os dados das instituições antes da realizarem transferências. Recomenda-se conferir sempre os canais oficiais das organizações.
Para saber mais informações sobre como doar de outras regiões do Brasil e de outros países, confira a matéria do Olhar Digital sobre o tópico.
*Com informações da Conexis Digital Brasil.
José Ferreira é jornalista e designer gráfico formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Como redator, já produziu conteúdo noticioso nas editorias de Finanças e de News.