Tendências para desenvolvedores de WordPress a serem observadas em 2024
O ano do 20º aniversário do WordPress está chegando ao fim. É tentador olhar para trás quando entramos nas últimas semanas de 2023, mas pensamos que seria mais útil dar uma olhada ao redor.
Com que rapidez as versões do WordPress estão sendo adotadas após o lançamento? O HTTP/3 é realmente o futuro da web ? Quais são as linguagens de programação mais populares? Diminuindo o zoom, quais são as tendências para o WordPress empresarial? As marcas e editores de alto perfil encontrados no espaço empresarial geralmente têm necessidades e expectativas únicas que podem moldar o futuro do desenvolvimento do WordPress.
Neste artigo, analisamos estatísticas recentes sobre WordPress, HTTP e idiomas, antes de mergulhar nas tendências empresariais do WordPress para 2023 e na ascensão da IA generativa.
# Roteiro WordPress para 2024
O roteiro do WordPress 2024 promete desenvolvimentos e mudanças significativas na plataforma. Os planos preliminares incluem três lançamentos principais: WordPress 6.5 (26 de março), WordPress 6.6 (16 de julho) e WordPress 6.7 (5 de novembro). No entanto, esses prazos não são imutáveis e podem mudar. Alguns dos recursos e melhorias esperados incluem:
- Colaboração em tempo real: Este será o foco principal, baseado no editor de blocos e na edição completa do site.
- Pós-revisões mais poderosas: Um sistema de pós-revisão mais detalhado está planejado para acomodar a complexidade adicional da edição colaborativa.
- Desempenho aprimorado: A equipe principal de desempenho do WordPress está trabalhando em vários aspectos de melhoria de desempenho, como melhorar o desempenho de temas de bloco e do editor Gutenberg, explorando maneiras de melhorar o desempenho do banco de dados e otimizando técnicas de carregamento de imagens.
Certifique-se de verificar a cobertura do Torque sobre o roteiro do WordPress para 2024 para obter mais detalhes.
# Versões WordPress
A maioria dos sites WordPress executa alguma versão do WordPress 6.x , com 76,3%. WordPress 5.x representa a maior parte do restante com 18,1%, com 4.x ficando muito atrás com 5,2% e 3.x com 0,4%.
WordPress 6.3 e 6.4 parecem estar quase pescoço a pescoço com 37,1% e 36,2%, respectivamente. O WordPress 6.4 estava disponível há menos de um mês quando essas estatísticas foram geradas, então há motivos para pensar que esses números mudarão significativamente em um futuro muito próximo.
Parece provável que a adoção seguirá aproximadamente o mesmo padrão visto nas versões anteriores do WordPress 6.x. O WordPress 6.2 foi usado por 77,3% dos sites em agosto de 2023, caindo para 44,9% em setembro com o lançamento do 6.3. O uso diminuiu rapidamente desde então, caindo para 20,4% em outubro, 15% em novembro e, finalmente, para 11,2% em 18 de dezembro de 2023.
# Uso HTTP
O uso de HTTP/3 aumentou ligeiramente desde o início do ano e estava em 27,6% em 18 de dezembro. Em comparação, o uso de HTTP/2 caiu durante o mesmo período, de 40% para 35,7%. O uso de HTTP/2 atingiu seu nível mais alto (49,9%) em 2021, um ano após o lançamento do HTTP/3.
Os dados da Cloudflare mostram uma história diferente, mas onde o HTTP/2 mantém seu domínio. O tráfego de clientes visto pela Cloudflare em 2023 mostra HTTP/3 em 19,75% e HTTP/2 em 47,96%, e HTTP 1.x em 32,29%.
# Linguagens de programação
As tendências abaixo são separadas em linguagens de programação do lado do servidor e do lado do cliente. Linguagens do lado do servidor, como PHP, Java e Python, são executadas no servidor e lidam com o processamento de dados, enquanto linguagens do lado do cliente, como HTML e CSS, são executadas no navegador do usuário e lidam com a interface do usuário.
JavaScript não se enquadra nessas categorizações organizadas. Ele foi projetado para rodar no navegador, mas a linguagem em si nunca foi estritamente do lado do cliente. Node.js é provavelmente a implementação JavaScript do lado do servidor mais conhecida, mas existem muitas outras.
# Idiomas do lado do servidor em 2023
Uma retrospectiva de 2012 mostra que o PHP está exatamente na mesma porcentagem que tem hoje, 76,6%. Apesar disso, o uso do PHP oscilou um pouco ao longo dos anos. Seu uso subiu acima de 80% em 2014 e permaneceu acima de 80% ao longo de 2018. As estatísticas de uso caíram desde então, eventualmente retornando aos 76,6% que vemos no início de dezembro de 2023.
Olhando apenas para o ano passado, o uso de PHP diminuiu ligeiramente, mas de forma constante ao longo de 2023, de 77,7% em 1º de janeiro para 76,6% em 1º de dezembro.
O JavaScript, por outro lado, continuou a ganhar força como linguagem do lado do servidor. Embora seu uso fosse de apenas 3,1% em 1º de dezembro de 2023, era de 2,2% no ano anterior. Este é o maior aumento anual visto pelo JavaScript até o momento.
# Idiomas do lado do cliente em 2023
JavaScript ainda é o campeão em 2023 quando se trata de scripts do lado do cliente, uma posição que ocupa pelo menos desde 2012. Seu uso aumentou de robustos 91,1% em 2012 para impressionantes 98,8% em 1º de dezembro de 2023. JavaScript aumentou ligeiramente seu domínio ao longo de 2023, começando o ano em 98% em 1º de janeiro de 2023.
O Flash, por outro lado, caiu significativamente desde 2012, quando era usado em 25,6% dos sites. Dados os problemas de segurança e a superioridade do HTML5 como padrão de reprodução multimídia, o mais surpreendente sobre o Flash é que ele ainda é usado por 1,3% dos sites.
# Tendências empresariais do WordPress
As estatísticas nesta seção foram extraídas do relatório State of Enterprise WordPress da Big Bite .
# A pilha empresarial do WordPress
A natureza da pesquisa significa que todas as organizações usam o WordPress de alguma forma. Uma grande maioria (38%) das organizações pesquisadas pela Big Bite usa apenas WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou plataforma de experiência digital (DXP). Usar uma solução personalizada além do WordPress foi a segunda resposta mais comum, com 17%. Drupal recebe menção honrosa com 9%, com Optimizely, Adobe Experience Manager e Contentful chegando com 4% cada.
# Contribuindo para WordPress
Isso pode ser um choque, mas muitas organizações se beneficiam do projeto WordPress de código aberto sem contribuir para ele.
Piadas à parte, os números poderiam ser piores no espaço empresarial, com 38% das organizações indicando que contribuíram para o WordPress. Isso ainda deixa 62% que não o fizeram. No entanto, apenas 24% dos inquiridos descreveram o seu setor como “Tecnologia”. É perfeitamente possível que muitas dessas organizações não entendam realmente os benefícios de contribuir para o WordPress ou as muitas maneiras pelas quais você pode contribuir como não-desenvolvedor .
# O futuro do WordPress empresarial
As incursões que o WordPress fez no espaço empresarial parecem ser relativamente seguras por enquanto, com 91% das organizações pesquisadas indicando que continuariam a utilizar o WordPress no futuro.
Mergulhe mais fundo no estado do WordPress empresarial em soewp.com .
# IA generativa
Os primeiros relatórios de plug-ins WordPress criados com ChatGPT começaram a aparecer no final de 2022, mas 2023 viu a IA generativa realmente se destacar.
A Pesquisa Stack Overflow Developer 2023 , realizada em maio de 2023, mostrou que 44,17% dos desenvolvedores profissionais já estavam usando ferramentas de IA em seu processo de desenvolvimento, com outros 25,88% indicando que planejavam fazê-lo em breve.
Os números da pesquisa JetBrains State of the Developer Ecosystem Survey de 2023 , divulgada em novembro, parecem confirmar isso. A maioria dos desenvolvedores pesquisados (77%) dos desenvolvedores pesquisados usam ChatGPT de alguma forma e 46% dos desenvolvedores usam GitHub Copilot. Midjourney e Visual Studio IntelliCode ficaram empatados em terceiro lugar com 26%.
# Conclusão
Quais são as tendências mais interessantes que você viu no ano passado? Para onde você acha que eles nos levarão em 2024? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
fonte: https://deliciousbrains.com/
https://w3b.com.br/tendencias-para-desenvolvedores-de-wordpress-a-serem-observadas-em-2024/?feed_id=927&_unique_id=6584548edcfb5